ATUAÇÃO NARRATIVAS : NÓS, FILHOS DO VENTO…
Sala Ana Carneiro
O exercício cênico é uma adaptação coletiva do texto “Canções e Reflexões de um Palhaço”, de Plínio Marcos(1935-1999), dramaturgo, ator e diretor teatral, escrita em 1986.
Considerado uma “metáfora autobiográfica” pela crítica teatral, o texto remete-se ao início de sua trajetória artística iniciada no circo. Plínio presta um tributo aos saltimbancos, oprimidos e marginalizados e, ao mesmo tempo, faz uma crítica ferrenha à sociedade de sua época.
No decorrer do processo de criação foi possível fazer conexões do texto com os dias atuais, priorizando investigações de elementos do teatro épico com ênfase no ator-narrador, nos efeitos de distanciamento ou V-Effekt (efeito V), bem como na composição de partituras físicas e no jogo cênico entre ator/ator e ator/espectador.
No decorrer do processo de criação foi possível fazer conexões do texto com os dias atuais, possibilitando investigações que priorizaram elementos do teatro épico com ênfase no ator-narrador, nos efeitos de distanciamento ou VEffekt ou efeito V, bem como a composição de partituras físicas e as relações entre ator e espectador.
Ficha técnica:
Direção: Dirce Helena Carvalho
Orientação Corporal: Nina Tannus
Luz: Camila Thiago e Pedro Solirian
Figurino: Letícia Pinheiro
Som: Maria Eugênia Rocha de Menezes
Provocador/Debatedor: Matias de Alencar Brito
Elenco: Baltemphay Almeida Bruna Albano Dennys Evangelista Diego Leonardo Elias Gabriel Gulla Joao D’ Marques Joice de Paula Júlia Ceneda Kleber Maronezi Leticia Brunelli Lorena Chrisan Luck Gabriele Marcella Nahas Marcelo Duarte Mavi Novais Murilo Invernizzi Neto Basílio Paulo Vitor Delmindo Tati Fernandes Vinicius Severo Yaslainy Silva

